Projeto PROBRAL
PROBRAL
O PROJETO
O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Seus objetivos são:
1) Apoiare fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães.
2) Concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.
Informações sobre o PROBRAL no site da CAPES
PROBRAL PPGA/UFPE e Universidade de Marburg
O PROJETO
Em janeiro de 2024, o PPGA da UFPE iniciou um projeto de intercâmbio com a Antropologia Social e Cultural (SKA), Instituto de Antropologia Social e Ciência da Religião (ISAR), Philipps-Universität Marburg, financiado em conjunto pela CAPES e pelo DAAD.
O título do projeto é: “As relações entre as antropologias de língua alemã e brasileira no século XX: Fluxos teóricos e coleções etnográficas”.
RESUMO
O objetivo geral do projeto é estudar as transformações nas relações entre as antropologias de língua alemã e brasileira no decorrer do século XX, com enfoque em biografias selecionadas de antropóloga/os, fluxos teóricos transatlânticos e histórias de coleções etnográficas. A hipótese central é que, no decorrer de quase um século e meio podem ser constatadas transformações profundas nas relações entre as antropologias: inicialmente uma posição hegemônica das etnologias de língua alemã, até a década de 1930, depois um declínio considerável até uma relativa invisibilidade, mas a partir da década de 1970 uma crescente influência temática e teórica brasileira que permite diagnosticar uma inversão nas relações tradicionalmente assimétricas entre antropologias europeias e uma latino-americana. Os principais indicadores serão publicações conjuntas, eventos coorganizados em formato híbrido, doutorados-sanduíche e pós-doutorados realizados e trabalhos de mestrado e doutorado coorientados.
Abertura do semestre 2024.2 no PPGA/UFPE com Prof. Dr. Ernst Halbmayer da Universidade de Marburg como conferencista
Produção bibliográfica
Schröder, Peter. Etnologia indígena na Alemanha: do legado bastiano até o cenário atual. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi – Ciências Humanas, v. 19, n. 2, e20230067, 2024. (https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2023-0067)
Schröder, Peter. A “pacificação” dos Parintintin – seis perspectivas sobre um episódio do indigenismo brasileiro. In: Naase, Karin M. & Münzel, Mark (org.), Encontros: Amazônia ontem e hoje. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 2024. p. 236-281. (https://www.gov.br/museugoeldi/pt-br/a-instituicao/difusao-cientifica/livros-digitais-1/)
Schröder, Peter. Redescobrindo um autor (quase) esquecido e sua obra Revista de Antropologia, v. 67, e215918, 2024. (https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.215918)